Descubra por que jogar sinuca faz bem para a saúde.

tenha-uma-mesa-em-casa

Você sabia que jogar sinuca faz bem à saúde? Tanto para o corpo, quanto para a mente! Muitos exercitam a atividade sem saber disso, mas, além de ser uma ótima forma de combater o estresse e exercitar a mente, os benefícios que o esporte proporciona para a saúde e bem-estar são inúmeros:

• Queima calorias – uma partida de 1 hora dá pra perder até 300 calorias

• Equivale a uma boa caminhada – a depender da partida a movimentação ao redor da mesa pode chegar a um quilômetro e meio

• Melhora e dá mais equilíbrio à postura

• Alonga os músculos

• É um esporte interativo e estimula a sociabilização e o companheirismo

• Desenvolve o senso estratégico

• Melhora a concentração

• Exerce função terapêutica, exigindo do jogador controle e equilíbrio emocional, uma vez que a tensão e o estresse não favorecem a concentração e a tranquilidade para a partida

O médico baiano Hélder Coelho, praticante do esporte em competições regionais e nacionais, sabe bem o quanto a sinuca é gratificante. Ele joga desde os 11 anos de idade, e depois de formado se juntou aos colegas que também gostam do esporte, e até hoje se encontram no Clube dos Médicos da Bahia.  “Além de proporcionar bem-estar e satisfação, a sinuca promove a interação e o companheirismo, sem falar que é um excelente exercício aeróbico e neuróbico, e ótimo para estimular e exercitar a mente”.

A paixão do médico pelo esporte é tanta, que ele sempre teve sua própria mesa de sinuca, o que foi determinante ao escolher a moradia quando se casou.

Tratamento terapêutico

Os benefícios do esporte já são conhecidos há muitos anos. Na década de 1970 uma pesquisa com jogadores, para fins científicos e terapêuticos, concluiu que a sinuca desempenha importante papel na recuperação de casos de pouco reflexo, percepção, distúrbio do sistema nervoso central e concentração.

Na Inglaterra, onde o esporte surgiu, é bastante praticado nos clubes, escolas e universidades, e é usado como terapia nos centros de recuperação na prevenção de rigidez muscular, problemas de coluna e estresse.

Outra pesquisa concluiu que a sinuca é indicada para ajudar crianças com dificuldade psicomotora, além de beneficiar o desenvolvimento cognitivo, uma vez que a criança é levada a pensar a cada instante para solucionar os problemas que surgem durante a partida e, assim, também ajuda a desenvolver senso ético, ao ter que seguir as regras do jogo.

Na Inglaterra a sinuca faz parte do currículo escolar como sistema funcional para ajudar jovens e crianças no aprendizado de algumas matérias, como Física e Matemática, além de ajudar a combater a inibição, por ser um jogo que estimula o companheirismo e a sociabilização.

Benefícios para a terceira idade

O diretor de Regras da Federação de Sinuca da Bahia (Fesiba), Tiago Estanislau, destaca que o esporte também vem ganhando muitos adeptos entre as pessoas da terceira idade, por ser um jogo que ajuda na sociabilização e promove reencontros entre amigos, além de ajudar a combater a depressão, e o isolamento “Cada vez mais é comum vermos grupos de até oito pessoas, entre 60 e 80 anos, juntos ao redor de uma mesa de sinuca, comprovando que o jogo é uma excelente terapia. Há relatos de pessoas que conseguiram, através da sinuca, superar o abatimento físico e emocional que se encontravam”.

Você sabia?

O nome sinuca é um abrasileiramento para snooker, jogo criado na Grã-Bretanha em 1875.

Um dos grandes responsáveis por divulgar e popularizar o esporte no Brasil é o baiano Rui Mattos Amorim, ou simplesmente Rui Chapéu, como é conhecido. Além de colocar seu nome na história do esporte, Rui é considerado o maior atleta nacional de sinuca, e ganhou fama com tacadas impressionantes.

Ele chegou a dar aulas sobre o esporte na TV e passou a ser conhecido e tietado em todo o país por suas jogadas. Seu maior feito foi vencer o inglês Steve Davis, campeão mundial em 1986 e 1987. Também entrou para a lista dos mil melhores atletas do século, feita por um jornal americano.

Fonte: Revistaabm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Main Menu

Fale conosco!
Olá, você precisa de ajuda?