Limpeza de Mesas de Bilhar / Sinuca

Como Limpar a Mesa de Bilhar e Sinuca

Como Limpar a Mesa de Bilhar / Sinuca

Porque para uma mesa de bilhar durar mais que uma vida toda, é preciso cuidar bem dela. Carinho, cuidado e limpezas periódicas são as bases pra uma mesa duradoura. Uma mesa de bilhar é, basicamente, feita de madeira, pedra e feltro, que é o pano que recobre toda a área de jogo.

E, é ele quem merece mais atenção, no quesito manutenção. É claro que, de vez em quando ela vai precisar de algum reparo, mas, quanto mais atenção você der a ela, mais tempo ela vai seguir ‘saudável’ e bonita. Ao longo do tempo, a poeira e os resquícios minúsculos de giz que se acumulam sobre o tecido podem vir a danificá-lo. Como forma de prevenir tais danos, é necessário fazer uma faxina periódica na sua mesa. Comece a limpeza pelas pernas e bordas da mesa, usando pano seco para tirar o pó e depois, passando o lustra-móveis de sua preferência.

Depois, é hora de limpar o feltro. O ideal mesmo, é escovar e aspirar, mas, se você não tiver um aspirador de pó adequado é melhor usar só uma escova especial. Com dois passos simples é possível contribuir para o bom desempenho e aumentar a vida útil de sua mesa. Confira as dicas e mãos à obra. Comece a escovação à partir do centro, ‘varrendo’ a sujeira sempre no mesmo sentido e levando-a até a caçapa mais próxima. É importante manter o sentido da ‘passada’ para não bagunçar as fibras felpudas do tecido.

Depois, com um aspirador de pó de mão, específico para automóveis ou estofados e usando a intensidade média de sucção, aspire a superfície da mesa e sujeira das caçapas. Se não tiver em casa um destes tipos de aspirador, use somente um pano seco para recolher a poeira das caçapas. Jamais use um aspirador de pó comum ou do tipo industrial para aspirar sua mesa.

E, pra quem acha que mais vale prevenir do que remediar, existem opções para reduzir o índice de sujeira e aumentar o tempo entre uma limpeza e outra. A primeira opção manter sua mesa de bilhar sempre coberta, quando não está sendo utilizada, seja com uma capa especial ou com lençol tamanho família. A segunda é usar o chamado Giz Asseado, um tipo especial de giz feito com um material que não se espalha pela mesa toda.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Main Menu

Fale conosco!
Olá, você precisa de ajuda?